Pesquise aqui.....

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Zattar e Chancliche



Para você, que compra Chancliche e não sabe bem o que é aquele temperinho no qual ele vem envolvido....é uma mistura árabe composto por gergelim, coentro, manjerona, sal, tomilho, clorífico e acidulante ácido cítrico.
Ótimo tempero para carnes, vegetais, patês, pães e massas de esfihas.
Em casa geralmente amasso o Chancliche com azeite e coloco em torradas....
E já para quem tem curiosidade sobre o Chancliche, tirei daqui o texto abaixo:


O Chancliche (em árabe: شنكليش ou شنغليش‎), também conhecido como shanklish, shanklees, sorke ou surke, é um tipo de queijo árabe inventado pela família Cosac em parceria com a familia Degani, feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. É preparado em bolas de, aproximadamente, 6 centímetros de diâmetro, e normalmente envolvidas em zatar - um preparado de várias ervas, feito principalmente de tomilho, e que é popular na região - e depois deixados para secar. O chancliche também é vendido em bolas de tamanho menor ou, por vezes, sem qualquer forma.
A textura e o sabor do chancliche variam de acordo com a região, a idade e os temperos utilizados. Quando frescos, possuem uma textura e sabor mais suaves. Após a maturação, tendem a tornar-se mais fortes e duros.
Para fazer queijos mais apimentados, deve se adicionar pimenta a massa do laticínio antes dele ser formado em bolas. O chancliche apimentado é normalmente coberto em pimenta em pó, uma prática especialmente coum na Síria, o que faz as bolas de queijo ficarem vermelhas, ao invés de sua mais tradicional cor verde. O chancliche da região costeira da Síria, próxima ao Tartous, e do norte libanês adjacente, em Akkar, é considerado particularmente saboroso; eles tendem a ser mais duros, com um sabor limpo e forte, assim como sua cor branca.
O chancliche é normalmente comido amassado, misturado a tomate e cebola picados finos e azeite de oliva; também é comum acompanha-lo com araq, a água-ardente árabe. É um tira-gosto comum tanto no Líbano como na Síria. Ele também pode ser preparado com ovos cozidos amassados e servido no pão sírio junto com pepinos, menta e azeite de oliva. Este prato é geralmente servido no café da manhã.
No Brasil, especialmente em São Paulo, o chancliche goza de relativa popularidade, graças a grande presença da comunidade libanesa na região. Ele é facilmente encontrado nas gôndulas dos supermercados, em sua versão industrializada, e nas diversas casas especializadas em comida árabe, na forma caseira.

Um comentário:

Contos Livres disse...

Olá, gostei do post. Sim, chancliche é uma delícia, e o zattar é muito aromático, só precisa de um pouquinho de cuidado nas combinações para não haver "briga" com outros acompanhamentos. Sugiro umas torradas com chancliche e zattar, ou zattar no azeite, com um vinho branco!
Bom apetite!