Pesquise aqui.....

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Cardamomo

Pessoal,
Bom dia!!
Sempre que eu puder, eu vou falar um pouquinho de ervas e temperos. O que tem me chamado a atenção esses dias é o cardamomo, que eu utilizo em receitas como o arroz doce e bolos - principalmente esses natalinos e cheirosos.
Esse artigo eu tirei daqui, pois achei bem interessante....


Cardamomo
Usado em cafés e saladas produz agradável efeito aromático. Nos alimentos, usado em carnes, pudins, pães e biscoitos. . Essencial na cozinha indiana, é usada no tempero de arroz, sopas, picles, carnes, pães, biscoitos, bolos, cremes. Ótimo no café árabe e para aromatizar licores. Especiaria aromática de sabor adocicado, refrescante e picante, o cardamomo vem de uma planta de 1,50 metro de altura originária de Malabar, no sudoeste da Índia. Ele chegou à Europa por meio das rotas de exploração do Oriente e era cultivado nos mosteiros durante a Idade Média. Suas sementes eram usadas na fabricação de uma massa doce que os monges mascavam como chiclete. Os frutos do cardamomo contêm cápsulas alongadas ou redondas que protegem cerca de 20 sementes. É uma das especiarias mais caras, depois do açafrão e da baunilha, e amplamente utilizada nas cozinhas indiana, árabe e chinesa. Os melhores frutos são os provenientes da Índia e da Guatemala.
Nome Científico: Elettaria cardamomum
Utilizando
O cardamomo é encontrado seco, em cápsulas, com as sementes soltas ou já moídas. É utilizado no preparo de arroz, omeletes, almôndegas, massas, bolos, pastelaria, cremes, licores, vinho e café. Na cozinha árabe é tradicionalmente consumido com o café e, na África, com o chá. Na Escandinávia e na Alemanha é usado para condimentar vinhos, pudins, frutas cozidas, como a pêra e a maçã, e alguns embutidos. Na Índia faz parte de algumas misturas de especiarias, como o curry (caril) e o garam massala
Comprando
Vidrinhos com cardamomo são encontrados em supermercados ou empórios. Prefira as cápsulas inteiras, pois as sementes perdem o aroma rapidamente. Existem diversos tipos de cardamomo: os de cápsula branca, marrom e verde. Os mais comuns são os verdes, que adquirem essa coloração por serem secados artificialmente. Os brancos são clareados e os marrons não são do verdadeiro cardamomo, mas de uma espécie muito semelhante, porém menos aromática e mais canforada.
Conservando
Guarde na própria embalagem, em local arejado e protegido da luz.
Combinando
O cardamomo integra duas tradicionais misturas de especiarias indianas. O garam massala, que combina cominho, sementes de coentro, pimenta em grão, cravo, macis, folhas de louro e canela; e o curry, que mistura grãos de coentro e de pimenta, cúrcuma, gengibre e pimenta-malagueta. Ótimo no café árabe e para aromatizar licores.
Preparando
Abra as cápsulas do cardamomo somente no momento em que for utilizá-las, pois elas perdem o aroma rapidamente. Retire as sementes cuidadosamente e, se preferir, torre-as em uma frigideira para ressaltar seu aroma. Utilize conforme as orientações da receita.
Dicas
Experimente acrescentar algumas sementes de cardamomo ao seu café. Você sentirá um aroma e um sabor diferentes.
Chá com algumas cápsulas de cardamomo e casca de laranja é um excelente digestivo. Utilize cerca de oito sementes para 1 litro de água.
As sementes perdem seu sabor rapidamente quando moídas. Mesmo quando inteiras, perdem 40% de seu óleo essencial por ano, devendo ser mantidas nas cascas para melhor conservação.
Uso Medicinal
Os grãos ajudam na digestão e melhoram o hálito.
O cardamomo apresenta propriedades anti-séptica, digestiva, diurética, expectorante e laxante.
Observação importante: Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Prejudica
Altas doses podem provocar vômitos.


Acho que vou tentar fazer pães e colocar no café, para ver no que dá!
Beijos e boa semana a todos!

Nenhum comentário: